O que é Drywall? Veja as Mentiras e Verdades e saiba Como Funciona

DryWall (Gesso Acartonado) 

O Drywall é usado em sistemas de construção a seco porque não usa água (ou usa o mínimo). Por ser um material industrializado que pode ser utilizado para o seu trabalho, o drywall pode fazer um trabalho muito limpo sem o uso de argamassa ou quaisquer outros elementos.

 

O drywall é bastante utilizado no exterior, pois é um material ainda pouco utilizado na construção civil por falta de conhecimento. Embora seja utilizado no Brasil há mais de duas décadas, existem muitas notícias falsas sobre o que é drywall e como é utilizado, principalmente em termos de durabilidade e resistência.

 

Listei algumas perguntas esclarecedoras sobre a placa de gesso a fim de desvendar o mistério que ainda impede os profissionais de utilizar as vantagens desse material na arquitetura e no design de interiores.

Como funciona o sistema drywall

As placas de drywall é composta por núcleos de gesso natural e aditivos, e é revestido com duas faces de papelão. Nessa mistura, o gesso acaba fornecendo resistência à compressão e o papelão fornece resistência à tração, tornando o material mecanicamente resistente.

 

Para conseguir divisórias e forros, os painéis de drywall são compostos por perfis metálicos, que sustentam os painéis fixando-os com parafusos. Além desses materiais, o sistema também utiliza massa e fita adesiva para completar os materiais. Confira os principais mitos sobre drywall

Veja os principais mitos sobre o drywall

1 – O Drywall é resistente?


Muitas pessoas dizem que o drywall não é um material resistente. Portanto, mesmo com a pequena espessura das placas, os fabricantes afirmam que o material é capaz de aguentar tremores e vibrações sem se danificar. Além disso, o drywall comporta a instalação de portas, absorvendo os impactos do dia a dia como movimentos e batidas.

Para garantir a alta resistência do drywall, recomenda-se que a instalação seja feita por profissionais especializados, tomando-se sempre cuidado para que o dimensionamento esteja adequado ao pé-direito da edificação. A espessura das placas estará condicionada a essa questão e também às cargas a que o sistema estará submetido (instalação de bancadas de pedra, móveis, etc.).

Em condições normais, a durabilidade do drywall é indeterminada. Cabe lembrar que para que esteja disponível no mercado, o sistema drywall foi aprovado em testes de impacto e desempenho, cumprindo as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

2 – Drywall é resistente a umidade?

Outra questão que muitas vezes surge nas discussões sobre o uso de placas de gesso é sua resistência à umidade. Nesse caso, tudo depende das condições de umidade do ambiente e do local onde o sistema está instalado.

 

O drywall só é adequado para uso interno porque não pode suportar clima severo ou grandes cargas, como telhados ou pisos. No entanto, pode ser usado em áreas internas úmidas, como cozinhas e banheiros. Existem painéis de drywall desenvolvidos especialmente para esse fim, e a fórmula contém um repelente de água (repelente de água) para proteger a superfície de respingos, respingos e vapor condensado.

 

Essas placas também são chamadas de "placas verdes". Em áreas frequentemente úmidas, como chuveiros, é necessário impermeabilizar as paredes, o que pode ser feito com mantas asfálticas. A iluminação também é um elemento essencial! Veja como criar o projeto de iluminação ideal para o banheiro

3 – Isolamento térmico e acústico


Ao contrário da crença popular, as divisórias de drywall podem fornecer isolamento térmico. O produto em si tem bom isolamento acústico e desempenho de isolamento térmico, mas pode ser melhorado adicionando materiais de fibra como lã de rocha ou lã de vidro entre os painéis de parede seca para proporcionar absorção acústica, atenuação, isolamento acústico e características de temperatura estáveis.

 

Para que os fabricantes de DryWall possa atender a essas necessidades, criaram uma linha de produção para produtos específicos para cada situação. Verifique o índice termoacústico dos diferentes tipos de painéis de drywall, a empresa disponibiliza tabelas de desempenho de cada produto.

Divisória DryWall com Isolamento Acústico
Confira Também

DryWall em São Paulo

DryWall em Terra Preta

DryWall em Atibaia